X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Matriz Navirai - MS (67) 9 9858-4372

TÉCNICO EM ESTÉTICA

TÉCNICO EM ESTÉTICA

OBJETIVOS DO CURSO

 

Geral

Habilitar profissionais com perfil dinâmico e inovador para atuarem nas áreas de saúde e beleza, visando à qualidade de vida da sociedade através da correta aplicação das técnicas e do uso adequado dos cosméticos e equipamentos utilizados nos tratamentos e procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares; respeitando os valores políticos e éticos, mantendo compromisso com a qualidade, o trabalho, a ciência, a tecnologia e as práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável.

Específicos

  • Habilitar futuros profissionais para avaliação, adequação e execução de técnicas e tecnologias específicas da intervenção na estética humana, considerando as peculiaridades biopsicossociais do indivíduo;
  • Possibilitar ao aluno a formação de uma consciência ético-profissional comprometida com a sociedade, com a dignidade das pessoas e com a manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado;
  • Formar um profissional consciente da sua posição em uma equipe multidisciplinar, conhecendo a atuação dos demais profissionais da saúde, especialmente daqueles que interagem com a área da estética, agindo de maneira ética e consciente de seu papel na equipe, em particular no que se refere ao processo saúde/ bem-estar do indivíduo;
  • Capacitar os estudantes para a promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele;
  • Promover o desenvolvimento de atitudes e valores éticos visando o aprimoramento pessoal para o exercício de suas habilidades de liderança, gerenciamento de estabelecimentos e técnicas de atendimento ao cliente;
  • Oferecer condições para que o estudante desenvolva competências pessoais e profissionais necessárias e comuns a todo profissional que atua nesta área, no sentido de favorecer o diálogo e a interação com os demais colaboradores, facilitar a navegabilidade na área, bem como ampliar sua esfera de atuação;
  • Desenvolver, através dessa habilitação e da qualificação profissional, competências duradouras que favoreçam a laborabilidade.


 

 REQUISITOS DE ACESSO AO CURSO

Requisitos

  1. Ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º anos dessa etapa de ensino.
  2. Ter a idade mínima de 16 anos, neste caso, sendo representado pelo seu responsável legal.

Matrícula

A matrícula será realizada no curso, por módulo, com a apresentação do Requerimento de Matrícula, acompanhado de uma foto 3x4 e cópias dos seguintes documentos:

  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Cédula de Identidade ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou Carteira Nacional de Habilitação;
  • Histórico Escolar e Ementa Curricular ou comprovante de que o candidato está cursando, no mínimo o 2º ano do Ensino Médio;
  • Comprovante de residência;

 

 

PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSÃO

 

Perfil Profissional

O egresso do Curso Técnico em Estética é o profissional apto a tratar do embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Seleciona e aplica procedimentos e recursos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente. Utiliza técnicas de atendimento ao cliente, orientando–o sobre ações de proteção à saúde cutânea.

Ainda, avalia as condições da pele, seleciona e executa procedimentos estéticos faciais e corporais. Utiliza técnicas manuais, equipamentos, tecnologias e produtos cosméticos. Trata da promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Avalia e seleciona as técnicas e os cosméticos mais apropriados de acordo com as características pessoais do cliente. Seleciona e adota procedimentos de higiene e profilaxia dos instrumentais.

O Técnico em Estética terá condições de gerenciar suas atividades, de forma autônoma ou em estabelecimentos. Poderá atuar com outros profissionais da área da saúde (dermatologistas, cirurgiões plásticos, nutricionistas, fisioterapeutas), clínicas de estética, clínicas médicas, spas, hotéis, academias, centros e espaços de beleza, clubes e domicílios.

Competências profissionais específicas do Técnico em Estética

O Técnico em Estética tem as seguintes competências:

  • Atuar como profissional da Saúde em equipes multidisciplinares respaldando sua ação na perspectiva do ser humano integral considerando os condicionantes e determinantes do processo saúde-doença, a qualidade no atendimento e o compromisso social com a população.
  • Selecionar e adotar procedimentos que garantam a segurança, a higiene e a profilaxia do instrumental, equipamentos e locais de trabalho, bem como atender à legislação e às normas que regem a prestação dos serviços de saúde, visando à proteção da saúde do profissional e do cliente e preservar o meio ambiente.
  • Selecionar e aplicar os procedimentos estéticos mais adequados, avaliando as condições físicas do cliente com base nos aspectos anatômicos, fisiológicos, fisiopatológicos e dermatológicos, hábitos de vida, condições de saúde, nutrição e uso de produtos cosméticos, adequando o atendimento estético a cada caso, considerando as técnicas, equipamentos e cosméticos disponíveis, acompanhando e incorporando, de forma crítica, as principais tendências do segmento e suas indicações e contraindicações, respeitando seus limites de atuação.
  • Informar e orientar clientes e comunidade quanto à incorporação do autocuidado nas atividades diárias e medidas geradoras de melhores condições de vida, na perspectiva da autonomia na promoção e manutenção da própria saúde.
  • Gerir um negócio com visão sistêmica, mobilizando e articulando conceitos e princípios de empreendedorismo e habilidades na definição de estratégias que contribuam para a sustentabilidade do empreendimento.

 

 

 

Estrutura Curricular

Módulo I

Estrutura Disciplinas

Anatomia e Fisiologia Humana

Introdução a Estética

Tecnologia da Informação

Nutrição

Cosmetologia

Estética Corporal I

Patologia Aplicada a Estética

Psicologia Aplicada à Estética

Estética Capilar I

Estética Corporal II

Manicure e Pedicure

Estética Facial I

Gestão em Serviços de Estética

Estética Corporal III

Estética Capilar II

Primeiros Socorros

Ética e Legislação

Estética Facial II

Visagismo e Maquiagem

 

 

Práticas Profissionais Previstas

 

A prática profissional constitui e organiza a educação profissional e inclui, quando necessário, aulas práticas especiais realizadas em empresas e outras instituições.

A prática profissional está incluída na carga horária de cada disciplina, pressupondo o desenvolvimento ao longo de todo curso de atividades, tais como:

  1. a) estudo de caso;
  2. b) conhecimento do mercado e das empresas;
  3. c) pesquisas individuais e em equipe;
  4. d) projetos;
  5. e) estágios;
  6. f) exercícios profissionais efetivos

A prática profissional, estabelecida na Habilitação Profissional Técnico em Estética, como procedimento didático-pedagógico, tem como objetivo, complementar o ensino ministrado ao aluno durante as aulas teóricas, proporcionando-lhe iniciação no mercado de trabalho, mediante treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-científico-cultural e relacionamento profissional.